:: Previsão do Tempo na Madeira para os próximos 7 dias :: Navegador Mensal

Advertência: As previsões fornecidas neste Blog, são elaboradas com análise de modelos númericos e de satélite. Não são realizadas por entidades oficiais e não devem ser utilizadas como tal. Não nos responsabilizamos por danos ou perdas pela utilização dos dados aqui referidos. Para previsões e avisos oficiais consulte o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

domingo, 29 de novembro de 2009

Aproximação de superfície frontal à Madeira

Nas próximas horas uma superfície frontal fria, numa corrente de noroeste, deverá passar sobre a Madeira. São esperados aguaceiros mais frequentes nas vertentes norte, durante a madrugada e manhã.
http://www.navegadormensal.com/meteo/


 http://www.navegadormensal.com/meteo/satelite.html

sábado, 28 de novembro de 2009

Banda nublosa aproxima-se do norte da Madeira

Na imagem de satélite das 10h é visível a aproximação de uma banda nublosa associada a uma depressão a Nordeste da Madeira. São esperados aguaceiros com maior intensidade e frequência nas vertentes norte.
http://www.navegadormensal.com/meteo/
A linha de intabilidade que ontem trouxe trovoadas à Madeira, já se encontra bem mais a sul com progressão de SW para NE e não deve afectar a Madeira.




Alerta Amarelo para a Madeira

O Instituto de Meteorologia colocou a Madeira em Alerta Amarelo devido à previsão de chuva por vezes localmente forte acompanhada de trovoadas.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Períodos de chuva para sábado com passagem de frente fria sobre a Madeira



Imagem de satélite da Madeira 11h00

Pela última imagem de satélite, é visivel nublosidade sobre a Madeira, associada a uma corrente de Sudoeste que está a provocar alguns aguaceiros fracos nas vertentes sul. Pelas vertentes norte o céu apresenta períodos de muito nublado com abertas, e não há registo de precipitação até ao momento.

Chuva torrencial nas Canárias causa avultados prejuízos

A passagem da frente fria deixou um rasto de destruição nas Canárias.
Esta superfície frontal passou sobre as ilhas da Madeira e das Canárias nos dias 16 e 17 de Novembro.
A passagem de nuvens de tempestade multicelulares sobre as Canárias, provocaram precipitação muito forte num curto espaço de tempo, com inundações e derrocadas causando avultados prejuízos.

mais videos...

Videos: http://www.cazatormentas.net

domingo, 15 de novembro de 2009

Imagem satélite Madeira: A parte mais activa da frente fria perto a chegar à Madeira



24,3mm às 17h no Pico do Areeiro

Continua a chuva forte, às 17h registou um total de 24,3mm no Pico do Areeiro.


Chuva forte: 15,9mm no Pico do Areeiro em 1h

Neste momento em toda a ilha da Madeira, chuva por vezes forte.


Na estação de São Jorge 15mm desde as 0h.

Imagem de satélite das 16h:



Frente fria activa aproxima-se da Madeira - imagem satélite 12h

Segundo a imagem de satélite das 12h, é visível o céu entre pouco e muito nublado a norte, e muito nublado e com períodos de chuva nas vertentes sul. Aproxima-se da ilha uma frente fria activa que para o fim da tarde de hoje irá agravar as condições meteorológicas na Madeira. Prevê-se chuva por vezes forte e vento que nas zonas montanhosas poderá atingir rajadas superiores a 80km/h. http://www.navegadormensal.com/meteo/


quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Previsão de chuva por vezes forte a partir da tarde de domingo

A passagem de um sistema frontal pela Madeira na noite de domingo para segunda-feira condicionará o estado do tempo. Prevê-se chuva por vezes forte desde o fim da tarde de domingo até segunda-feira ao fim da manhã. O vento soprará moderado a forte, com rajadas nas terras altas.


quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Imagem de satélite das 13h da Madeira


Pela imagem de satélite das 13h é visível alguma nublosidade em toda a ilha. As previsões indicam até sábado a continuação de céu entre o pouco e muito nublado, com uma pequena subida da temperatura a partir de sexta-feira.
A partir de domingo é esperado um agravamento do estado do tempo em toda a ilha com aguaceiros por vezes moderados.  http://www.navegadormensal.com/meteo/

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Recuperação lenta do gelo no Árctico

A extensão de gelo no Árctico no mês de Outubro cresceu de forma mais lenta que nos últimos anos.
Comparação da extensão de gelo no dia 9 de Novembro de 1999 e de 2009:



Extensão de gelo nos últimos anos:


Imagem de satélite das 10h

Imagem de satélite das 10h, onde é visível nublosidade nas vertentes norte, onde já ocorreram aguaceiros fracos durante a madrugada e manhã. Nas vertentes norte há possibilidade de aguaceiros fracos até ao fim do dia, a sul o céu estará entre o pouco e muito nublado. http://www.navegadormensal.com/meteo/



segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Temperatura do mar 2ºC acima do normal na Madeira

A temperatura da água do mar junto da ilha da Madeira no passado dia 7 de Novembro era de cerca de 23ºC (IM), apresentando uma anomalia de +2ºC (NHC) em relação à média.

(Anomalia da temperatura do mar no Atlântico Norte)

Análise de imagem de satélite das 10h


O tempo na Madeira nesta segunda-feira, está a ser influênciado pela acção forte do Anticiclone dos Açores centrado a Leste do Arquipélago Açoreano com uma pressão máxima estimada de 1031hpa, que define uma corrente de Nordeste sobre a ilha da Madeira. São esperados aguaceiros fracos mais frequentes nas vertentes norte e vento  forte com rajadas até 70km/h nas terras altas (alerta amarelo). http://www.navegadormensal.com/meteo/

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Frente Fria afectará Madeira na próxima madrugada

No início desta quinta-feira, a Madeira estará sob efeito da passagem de uma frente fria.
Prevê-se períodos de chuva ou aguaceiros mais frequentes nas vertentes norte, durante a madrugada e manhã desta quinta-feira.

Oito pequenos sismos registados na Madeira nos últimos 30 dias

Foram registados pela rede sismica do Instituto de Meteorologia nos últimos 30 dias, oito pequenos sismos na Madeira com magnitudes a variar entre os 1.6 e 2.7.
Dos oito pequenos sismos, apenas um foi sentido e ocorreu no passado dia 23 de Outubro com magnitude de 2.7 a NE de Machico.


Nos primeiros 4 dias de Novembro choveu mais que todo o Outubro

Nos primeiros quatro dias do mês de Novembro, a precipitação registada em são Jorge já é superior à registada em todo o mês de Outubro.

Até às 15h do dia 4 de Novembro o total de precipitação era já de 103,5 mm / litros por metro quadrado. Durante o mês de Outubro o total ficou-se pelos 97,5mm.


Dados dos últimos dias em São Jorge

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Dia chuvoso ontem no norte da Madeira

Ontem registaram-se valores de precipitação muito altos no Norte da Madeira com a passagem de uma frente fria com uma massa de ar muito húmida.

Na estação meteo amadora de São Jorge a 538 m de altitude, registou-se um total de 83,7mm (litros por metro quadrado).

Na Estação de Tratamento de Águas de São Jorge, o pluviometro da rede do Instituto de Gestão das Águas registou 94,6mm.

A noroeste na Santa do Porto Moniz, na zona do Lombo da Terça a cerca de 700 metros de altitude, a estação automática do Instituto de Meteorologia registou um total de 64,5mm.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Chuva presistente já atinge os 50mm em São Jorge

Na estação amadora de São Jorge, desde as 0h até às 16h foi registado um total de 50mm (litros por metro quadrado).

Passagem de frente fria sobre a Madeira

Desde o início do dia de hoje, uma frente fria está a passar sobre a Madeira provocando aguaceiros, mais frequentes nas vertentes norte. Desde as 0h de hoje até às 9h30 registou-se em São Jorge um total de 22,5mm (litros por metreo quadrado). [previsão próximos dias na Madeira]

domingo, 1 de novembro de 2009