:: Previsão do Tempo na Madeira para os próximos 7 dias :: Navegador Mensal

Advertência: As previsões fornecidas neste Blog, são elaboradas com análise de modelos númericos e de satélite. Não são realizadas por entidades oficiais e não devem ser utilizadas como tal. Não nos responsabilizamos por danos ou perdas pela utilização dos dados aqui referidos. Para previsões e avisos oficiais consulte o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Céu nublado por nuvens altas na Madeira. Análise de satélite e cartas sinópticas

Análise de satélite:

Cartas sinópticas:

Imagem de satélite das 10h (9h00 UTC):
Nuvens altas sobre a Madeira. A sul da Madeira e nas ilhas mais ocidentais das Canárias, ocorrem algumas trovoadas com precipitação por vezes moderada a forte.

2 comentários:

  1. Parabens pelo site.

    Sera que me poderia tirar uma duvida?

    A um mes atras o DN Madeira veio uma noticia onde dizia que comforme o pocesionamento do Anticiclone dos Açores de dia 23 para 24 de Setembro ( equinocio) saberiamos se a Madeira iria ter um Inverno Rigoroso como este ano ou nao

    Sera que isto tem algum fundo de verdade?

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, apenas com base na posição do Anticiclone dos Açores nessa data, não é possivel fazer esse tipo de previsões, e em termos meteorológicos esse dia não é mais relevante que qualquer outro.
    As previsões sazonais, por exemplo avançadas pelo centro europeu de previsão ECMWF, baseiam-se em oscilações globais como exemplo o NAO (Oscilação do Antântico Norte); la ninã (a decorrer este ano - Pacífico); o el-niño (que decorreu no ano passado - Pacífico) entre outros dados..
    Baseado em todos estes dados, e segundo avança o centro europeu, há uma tendência para este Inverno do predomínio do Anticiclone dos Açores, criando uma barreira à progressão das depressões vindas do Atlântico, desviando estas para norte. A precipitação poderá ficar dentro dos valores normais ou até abaixo da média, na região sul.

    ResponderEliminar