:: Previsão do Tempo na Madeira para os próximos 7 dias :: Navegador Mensal

Advertência: As previsões fornecidas neste Blog, são elaboradas com análise de modelos númericos e de satélite. Não são realizadas por entidades oficiais e não devem ser utilizadas como tal. Não nos responsabilizamos por danos ou perdas pela utilização dos dados aqui referidos. Para previsões e avisos oficiais consulte o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Análise de satélite e act. de modelos: Mau tempo para a Madeira com vento muito forte e chuva a partir de sábado

A aproximação de uma depressão muito cavada aos Açores, trará ventos muito fortes sobre a região da Madeira a partir de amanhã.

São esperados também períodos de chuva por vezes forte, com a passagem de várias ondulações frontais. ( http://www.meteomadeira.com/ )

Segundo as previsões do Instituto de Meteorologia para amanhã, o vento será forte com rajadas na ordem dos 90 km/h e nas zonas montanhosas as rajadas podem chegar aos 120 km/h a 140 km/h.

O Instituto de Meteorologia colocou aviso vermelho na Madeira de vento muito forte e aviso laranja de precipitação forte a partir das 4h da madrugada deste sábado.

Previsão de vento sustentado para o fim do dia de amanhã, aos 850hpa (1500m altitude):
Modelo europeu ECMWF:



Modelo americano GFS:

Na previsão de precipitação para amanhã, há algum divergência nos modelos, com o ECMWF (utilizado pelo Instituto de Meteorologia) indicando a maior intensidade já a partir da madrugada e manhã de sábado, justificando um aviso amarelo de precipitação desde as 4h da manhã.

Por sua vez o modelo americano GFS indica que poderá ocorrer aguaceiros durante a noite e manhã mas a precipitação forte seria só a partir da tarde.
GFS entre as 12h e as 18h

ECMWF entre as 9h e as 15h

Sem comentários:

Enviar um comentário