:: Previsão do Tempo na Madeira para os próximos 7 dias :: Navegador Mensal

Advertência: As previsões fornecidas neste Blog, são elaboradas com análise de modelos númericos e de satélite. Não são realizadas por entidades oficiais e não devem ser utilizadas como tal. Não nos responsabilizamos por danos ou perdas pela utilização dos dados aqui referidos. Para previsões e avisos oficiais consulte o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

sábado, 1 de novembro de 2014

Chuva intensa durante esta noite acumulou 97,7mm em São Vicente; zonas montanhosas com aviso laranja

01Nov2014: A passagem de uma frente fria em fase de dissipação, acabou por se tornar estacionária durante a noite sobre a Madeira deixando valores elevados de precipitação nas vertentes norte e zonas montanhosas.

Esta precipitação foi essencialmente de origem orográfica. A chuva ocorreu quando a massa de ar carregada de humidade, ao ir de encontro com o relevo da costa norte foi empurrada para cima, e ao subir o ar arrefeceu até chegar ao ponto de condensação formando as nuvens e posterior precipitação.

Visto ser um fenómeno muito localizado, com a condensação e precipitação já a ocorrer sobre a costa norte, as imagens de satélite no visível e infravermelho não denunciavam a magnitude do evento.

São Vicente foi a localidade que registou mais precipitação durante a noite, chegando aos 97,7mm, a localidade do outro lado da ilha oposta a São Vicente, a Quinta Grande não registou nenhuma precipitação.

O valor mais elevado numa hora ocorreu também em São Vicente com 20,4mm entre as 22h e as 23h de ontem.

Registos nas últimas 24h:

Nas zonas montanhosas está sob aviso laranja e na costa norte aviso amarelo de precipitação por vezes forte até ao início da tarde.

Previsão para hoje (actualizações em www.meteomadeira.com):

Sem comentários:

Enviar um comentário